De maneira invicta, o Guimarães Contabilidade / Guadá conquistou na tarde deste sábado (19) o título da categoria principal do Campeonato Citadino após vencer de virada o JC Morais / Doda Supermercado / Ressaka em partida realizada no Ginásio Municipal Dr. Gualberto Moreira, em Sorocaba e que marcou o encerramento da competição.Esta foi a segunda conquista da equipe principal na temporada, que no primeiro semestre já havia faturado a Taça Lisofus.
O jogo

Precisando vencer por pelo menos cinco gols de diferença o adversário iniciou o confronto com uma postura bastante ofensiva e abriu o placar aos 3’32 com um gol de Thiago Negri.
Tranqüilo e ainda desfrutando da grande vantagem obtida no confronto de dia, o Guimarães chegou ao empate onze minutos depois quando Leonar, após receber lançamento, bateu forte no centro do gol.
Faltando poucos segundos para o intervalo, Jefão marcou o segundo para o JC Morais, que iniciou a etapa complementar utilizando o goleiro-linha.
Em um primeiro momento a tática deu certo e o JC Morais ampliou com mais um gol de Thiago Negri. Por outro lado, o time passou a ficar com sua meta desguarnecida e se aproveitando disso, o Guimarães conseguiu o empate com dois gols por cobertura, marcados pelo goleiro Mazola e por Carlos Augusto aos 25’55 e 26’47.
O adversário ainda voltou a ficar na frente novamente, quando aos 35’16 Tiago Negri fez seu terceiro gol no jogo.
Jogando sempre na base do contragolpe e sabendo explorar as falhas do oponente, o Guimarães voltou a igualar o placar um minuto depois quando Carlos Augusto tornou a visitar as redes do JC Morais.
O gol que selou a vitória do Guimarães saiu aos 38’15, quando em outro chute de longa distância, o goleiro Mazola fez o quinto do Guimarães e definiu a vitória por 5 a 4.
Campanha
A campanha do Guimarães Contabilidade / Guadá rumo ao segundo título em 2009 foi praticamente perfeita. Em 13 jogos disputados foram 11 vitórias e apenas dois empates.O time terminou a primeira fase como líder do grupo C, onde obteve um empate, pelo placar de 2 a 2 diante do São Rafael logo no jogo de estreia, e depois quatro vitórias consecutivas.
Na fase seguinte, o time conquistou outras duas vitórias, passando sem maiores dificuldades para as quartas-de-finais, onde voltou a encontrar a ADC LM SAS e após dois grandes jogos, o avançou para as semifinais com um empate e uma vitória.
A vaga na grande final veio com duas vitórias sobre a Roca Sorvetes Jundiá, 4 a 3 e 2 a 1, respectivamente, sendo a primeira delas depois de sair com 2 a 0 de desvantagem.
18 de setembro – AA Santa Rita
Guimarães 2 x 2 São Rafael / São Roque
24 de setembro – ADC ZF Clube
Guimarães 5 x 4 ADC LM
05 de outubro – Ginásio do Cermag
Guimarães 3 x 0 Coringa Epristinta – São Roque
20 de outubro – Ginásio do Cermag
Guimarães 7 x 4 Roca Sorvetes Jundiá
27 de outubro – Ginásio do Cermag
Guimarães 1 x 0 AABB Sorocaba / Kantina da Helô
Segunda fase
03 de novembro – Ginásio do Cermag
Guimarães 3 x 2 AD Votocel
09 de novembro – Ginásio do Cermag
Guimarães 5 x 1 ADC ZF Clube
Quartas-de-finais
25 de novembro – Ginásio do Cermag
Guimarães 1 x 1 AD LM SAS
02 de dezembro – Ginásio Municipal de Sorocaba
Guimarães 6 x 4 ADC KM SAS
Semifinais
07 de dezembro – Ginásio da AA Santa Rita
Guimarães 4 x 3 Roca Sorvetes Jundiá
11 de dezembro – Ginásio Municipal de Sorocaba
Guimarães 2 x 1 Roca Sorvetes Jundiá
Finais
15 de dezembro – Ginásio do Cermag
Guimarães 8 x 3 JC Morais / Doda / Ressaka
15 de dezembro – Ginásio Municipal de Sorocaba
Guimarães 5 x 4 JC Morais / Doda / Ressaka






O gol não abalou o time do Guimarães, que a partir aquele momento melhorou no jogo e chegou ao empate dois minutos depois e mais um gol de Tiago, que após duas grandes defesas do goleiro Luiz Carlos, pegou de primeira para deixar tudo igual.
Na edição deste ano do Campeonato Citadino a Liga Sorocabana de Futebol de Salão criou a Copa Patronos, que visa homenagear personalidades que ao logo dos anos se destacaram ou contribuíram com o futsal sorocabano.
Todos os gols da partida foram marcados na etapa complementar e o Guimarães saiu na frente aos 21’13 com Sinei. Aos 27’30 Amauri recebeu passe na área e ampliou para 2 a 0. Pouco depois, aos 31’39 Neizinho descontou para a ZF e deu números finais ao confronto.
A equipe iniciou a partida sofrendo forte pressão do adversário, que no primeiro tempo abriu 2 a 0 com gols de Rafael e Vanderson, marcado aos 12’38 e 27’18.
Sem se abater e sabendo que cada gol era importante na luta para chegar à decisão, o Guimarães se lançou ao ataque e diminuiu com Tiago aos 31’13.
As equipes voltam a se encontrar na próxima sexta-feira (11), às 21 horas, no Ginásio Municipal Dr. Gualberto Moreira, onde o Guimarães só precisa de um empate para chegar a mais uma final.



Nesta fase, as equipes se enfrentarão em dois jogos e em caso de dois empates ou uma vitória para cada lado com a mesma diferença de gols, o semifinalista será conhecido nas cobranças de penalidades.
Nesta fase da competição, as 12 equipes classificadas foram divididas em quatro chaves de três times, que jogarão entre si em turno único e os dois melhores de cada uma delas seguem na luta pelo título. Como venceu o primeiro jogo frente à AD Votocel por 3 a 2, o Guimarães Contabilidade só depende de um empate neste seu segundo compromisso para avançar no torneio sem depender de qualquer outro resultado.




A segunda vitória em três partidas disputada começou a ser construída ainda na primeira etapa, quando Thiago abriu o placar.
O time soma quatro pontos no grupo C, onde estreou no último dia 18 empatando em 2 a 2 com o São Rafael, também de São Roque. Já na semana seguinte, ocorreu a primeira vitória, quando jogando na quadra da ADC ZF Clube, a equipe venceu por 5 a 4 a ADC LM / SAS.

E foi dessa forma que o time abriu o placar aos 2’57, quando Véio interceptou uma troca de passes da defesa do Silvano e chutou forte, no canto do goleiro Fabrício.